Um pouco da história

"As paredes da FABICO escondem mitos e lendas e o mais famoso deles é o LEAD" (Thomas Creus, 1997):

Em 1991, os professores Flávio Cauduro, Joaquim da Fonseca e Sérgio Rosa, fundaram o NID - Núcleo de Informação & Design (numa parceria com o Instituto de Informática) que, em 1993 evoluiu para LEAD - Laboratório Eletrônico de Arte & Design, um laboratório de pesquisa sobre design digital. Em 1994, a professora Marília Levacov passa a fazer parte do grupo. O LEAD conta com um fiel grupo de bolsistas, voluntários e amigos que permanece unido e encontra-se regularmente para trocar idéias e comer pizza.

O LEAD começou realizando trabalhos experimentais na área de editoriação eletrônica utilizando Mac Classics e uma impressora a laser e manteve-se fiel a plataforma Macintosh até hoje, adquirindo novos modelos e contando agora inclusive com um servidor para a web. Atualmente o LEAD dirige a maioria de seus trabalhos para a experimentação com documentos online. Ao longo destes anos, além da prestação de serviços para as suas parcerias com o Instituto de Informática, o Centro de SuperComputação e o ILEA - Instituto Latino-Americano de estudos Avançados, o LEAD consequiu ter diversos trabalhos aprovados por agências de fomento a pesquisa, como o CNPq, FAPERGS, etc ou orgãos equivalentes dentro da universidade, como a Pró-Reitoria de Pesquisa, que financiaram recursos humanos e materiais.

Atualmente, com a escassez de verbas por parte destas agências de fomento a pesquisa, o LEAD tem encontrado dificuldade em atualizar seu equipamento e aumentar sua equipe de bolsistas. Mesmo assim, com criatividade e bom-humor, tem conseguido prestar serviços à FABICO e à UFRGS e desenvolvido trabalho de pesquisa avaçada na área de novas tecnologias, participando de atividades acadêmicas na área e desenvolvendo uma produção interdisciplinar, independente e original.

 

 

[Página Inicial] [Quem] [Quando] [Quanto] [Como] [Cam] [E-mail]
[Velhos Usos, Novas Tecnologias] [Benefícios] [UFRGS] [FABICO] [ILEA]